Critério de desempate é de 1991, afirma Alema em petição ao STF*


https://www.instagram.com/p/DHR9emDgAq0/?igsh=MW5ydjhiY252dG9nMA==


O procurador-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Bivar George Jansen Batista, ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com petição de esclarecimentos na ADI em que o partido Solidariedade questiona a eleição da Mesa Diretora da Alema.


A manifestação da Procuradoria da Assembleia diz respeito ao voto divergente e antecipado do ministro Alexandre de Moraes, que sustenta que o critério de desempate por maior idade foi criado poucos dias antes da eleição da Mesa Diretora da Alema. Porém, conforme cita a petição, este critério está previsto no Regimento Interno da Assembleia desde 1991, sendo apenas realocado topograficamente ao longo dos anos, sem qualquer alteração de conteúdo.


A premissa de Moraes é totalmente equivocada e foi exatamente isso que a Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa peticionou. A ALEMA informou que o critério já existe no Regimento Interno há 34 anos. “Todas as edições do Regimento Interno, desde 1991, previram o critério de desempate de maior idade”, diz trecho da petição assinada pelo procurador-geral Bivar Batista.


“O atual inciso IV do art. 8º do Regimento Interno (redação dada pela Resolução Legislativa nº 1.300, de 5 de novembro de 2024) é reprodução de normas anteriores - vigentes há 34 anos -, quais sejam: art. 8º, IX, do Regimento Interno de 1991; art. 8º, IX, do Regimento Interno de 2001; art. 8°, VI, do Regimento Interno de 2004; art. 8°, VI, do Regimento Interno de 2011; e art. 8°, VI, do Regimento Interno de 202”, detalha o procurador no documento, para atestar a veracidade do que afirma e prevenir qualquer interpretação errada que possa vir a surgir.


A petição destaca, ainda, que tanto a Advocacia-Geral da União (AGU) quanto a Procuradoria-Geral da República (PGR) reconheceram essa continuidade normativa, afastando a tese de inovação recente.


População de Santa Inês Clama por Atenção: Bueiros Entupidos e Enchentes Preocupam Moradores**


 
https://www.instagram.com/reel/DHR6hGhguXh/?igsh=MTQ3bW9lZGVrYm9pNg==

Mais uma vez, a população de Santa Inês se vê obrigada a pedir socorro. Os bueiros da cidade estão entupidos, e as ruas transbordam de água sempre que chove, causando transtornos e riscos à população. A Rua Afonso Pena, no bairro Coheb, e a Rua da Alegria são exemplos de locais que sofrem com o acúmulo de água nos últimos dias, deixando os moradores em situação crítica.



Precisamos de ações urgentes, prefeito Felipe dos Pneus! A cidade clama por atenção básica, como a manutenção dos bueiros e a prevenção de enchentes. A população espera mais do que investimentos em festas e shows. É hora de priorizar o bem-estar dos moradores e garantir que a infraestrutura da cidade funcione adequadamente.



Vamos trabalhar, prefeito! Santa Inês merece uma gestão que olhe para as necessidades reais da população. Chega de descaso, é hora de agir!