Yuri Arruda diz que festas juninas devem atrair mais de 350 mil turistas ao Maranhão


 O secretário de Estado da Cultura (SECMA), Yuri Arruda, afirmou, na última sexta-feira (09), em entrevista à TV Assembleia (canal 9.2), que as festas juninas, em 2023, devem ter uma das maiores movimentações econômicas e de público dos últimos anos. De acordo com o secretário, os eventos devem atrair ao Maranhão mais de 350 mil turistas.


"Só nos meses de junho e julho, a gente vai receber mais de 350 mil visitantes pousando no aeroporto", afirmou Yuri Arruda no bate-papo com o jornalista Emanuel Jesus, que apresenta o programa Cultura em Pauta. (Assista a íntegra no link abaixo).


De acordo com o secretário, todos os preparativos para recepcionar os turistas e visitantes estão sendo organizados pela SECMA em parceria com as Secretarias de Turismo (SETUR) e da Comunicação (SECOM).


"Nós estamos fazendo diversas ações para recepcionar os turistas no aeroporto, em parceria com a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Comunicação, para que a gente possa fomentar a nossa cultura desde a chegada destes turistas", declarou.


Durante sua participação, o titular da SECMA também destacou a iniciativa do Governo do Maranhão, para realizar a apresentação do Maior São João do Mundo, o São João do Maranhão 2023, em um evento para operadores e agentes de viagem de São Paulo (SP), no mês passado, no Hotel Pestana, bairro Jardins.


Segundo Yuri Arruda, as informações sobre as festas de São João, em São Luís e municípios do interior maranhense, abordando temas como transporte, hospedagem, alimentação e atrações musicais, serviram para estimular a venda de passeios para os destinos maranhenses.


"Esse ano vamos fazer mais de 60 dias de festas nesse São João. Recentemente, estivemos em São Paulo fazendo um grande lançamento para diversas operadoras de turismos, agências de viagens e foi um evento muito importante, com a presença do governador. Na oportunidade, apresentamos o São João não só para o Brasil, mas a gente apresentou o nosso São João para o mundo, pois sabemos que São Paulo é uma cidade do mundo", disse.



Secretário Yuri Arruda sobre governador Carlos Brandão: 'É um grande incentivador da nossa cultura'


 Secretário Yuri Arruda sobre governador Carlos Brandão: 'É um grande incentivador da nossa cultura'*

 


O secretário Yuri Arruda, titular da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), afirmou em postagem nas redes sociais, que o governador Carlos Brandão (PSB) é um grande incentivador da cultura maranhense.


A declaração ocorreu no momento em que Yuri destacava a abertura do "Maior São João do Mundo", com o início do Arraial do Ipem que foi palco de uma grande celebração à cultura maranhense na noite deste domingo.


"O Maior São João do Mundo começou! Neste domingo, o Arraial do Ipem está sendo palco de uma grande celebração à cultura maranhense. O Governador @carlosbrandaoma é um grande incentivador da nossa cultura e fomenta, cada vez mais, o potencial de crescimento para o nosso Estado", frisou.


Programação oficial


Ao som do vibrante tambor de crioula Catarina Mina, o Arraial do Ipem, um dos mais tradicionais do circuito junino maranhense, abriu suas portas ao público, dando início à programação oficial do São João do Maranhão 2023, o Maior São João do Mundo.


“Começamos o nosso São João com a abertura do Arraial do Ipem. Aqui tem comida típica, têm apresentações culturais, artesanato e um pouco de tudo. Eu convido você a participar da maior festa cultural do nosso estado”, disse o governador do Maranhão, Carlos Brandão, que prestigiou o primeiro dia de programação no Arraial do Ipem ao lado da esposa, a primeira-dama Larissa Brandão e do filho Gabriel.


Com o pé direito


Localizado no bairro Calhau, em São Luís, o Arraial do Ipem contará com uma gratuita e diversificada programação junina, com atrações diárias, até 9 de julho. O espaço dispõe de área exclusiva para crianças (Área Kids), dois palcos (principal GeoSpace e Alternativo), Barracão do Forró e vários espaços instagramáveis.


“Inauguramos com o pé direito o grande e tradicional Arraial do Ipem. Muita alegria, muita festa, muita cultura e muita geração de emprego e renda”, enfatizou o secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda.


A noite de estreia teve ainda a animação do Grupo Piaçaba, Boi Encanto da Ilha, a cantora Thaís Moreno, Boi de Morros, cantor Erick Andrade, Boi de Axixá e Boi da Maioba. No Barracão do Forró, os grupos Forró Bom Demais e Forró da Ilha levantaram poeira e não deixaram ninguém ficar parado.


Votamos vendo o que é melhor para o Maranhão", diz Josimar sobre apoio à MP dos Ministérios


O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) explicou, nesta quinta-feira, 05, em entrevista à TV Mirante, o voto da bancada maranhense do PL a favor da aprovação da medida provisória (MP) da reestruturação ministerial na quarta-feira (31). Assista a íntegra no Globoplay.


 


"Nossa bancada maranhense não podia votar contra a criação de ministérios importantes, como o das Cidades, que visa trazer um programa habitacional bem robusto para garantir melhor qualidade de vida para o cidadão; votar contra a Funasa, um órgão que, quando eu fui prefeito, em 2005, eu já via a presença da Funasa dentro da nossa gestão levando saneamento, levando sistema de água para aquelas comunidades mais pobres, principalmente o programa kit sanitário", afirmou o parlamentar no bate-papo com o jornalista Clóvis Cabalau, no quadro Bastidores, veiculado pelo telejornal Bom Dia Mirante.


 


Na entrevista, Josimar lembrou ainda que, por meio de algumas destas medidas, conseguiu levar milhares de banheiros às famílias que naquele momento não tinham banheiros na sua residência. "Então, a realidade do nosso estado não dá pra comparar com São Paulo, Distrito Federal. São realidades diferentes".


 


O deputado federal concluiu afirmando que é fiel ao partido, mas é ainda mais fiel ao povo maranhense. Ele lembrou ainda que as divergências de realidade de um estado para o outro é muito grande.


 


"O partido, o PL, é um partido grande, o maior partido do Brasil, que mais cresceu, mas eu acho que tem que ser visto o nosso país, que é muito grande. As divergências de realidade de um estado para o outro é muito grande. E nós da bancada maranhense nós não divergimos com o partido, nós votamos vendo o que é melhor para o nosso estado do Maranhão", concluiu.