Aylla Barros, a encantadora Miss Simpatia do concurso nacional em São Luís


 No dia 02 de dezembro, a cidade de São Luís foi palco de um emocionante concurso de beleza que reuniu 17 talentosas meninas. Entre elas, destacou-se a encantadora Aylla Barros, uma jovem de apenas 8 anos de idade.


Aylla, que representou o Studio Marcio Prado, brilhou no palco do Teatro Zenira Fiquene com seu carisma e simpatia únicos. Seu sorriso cativante e sua postura elegante conquistaram não só os jurados, mas também o coração do público presente.


O concurso, de nível nacional, foi uma oportunidade para Aylla demonstrar todo o seu talento e desenvoltura. A competição foi acirrada, com meninas de diversas partes do país mostrando toda a sua beleza e charme. No entanto, Aylla se destacou não apenas pela sua aparência, mas também pela sua personalidade contagiante.


O título de Miss Simpatia é um reconhecimento merecido para Aylla Barros. Sua capacidade de transmitir alegria e empatia conquistou a todos ao seu redor. Ela se mostrou uma verdadeira representante da beleza interior e da gentileza.


Aylla já demonstra desde cedo seu potencial para brilhar nos palcos da vida. Com apenas 8 anos, ela já possui uma confiança admirável e um talento promissor. Certamente, teremos a oportunidade de vê-la em futuros concursos e eventos, encantando a todos com sua graça e simpatia.


Parabéns, Aylla Barros, pela conquista do título de Miss Simpatia no concurso nacional em São Luís. Que essa vitória seja apenas o começo de uma trajetória brilhante e repleta de sucesso. Estamos ansiosos para acompanhar o seu crescimento e torcer pelo seu futuro promissor no mundo da beleza e da simpatia.





O escritório Carlos Sérgio de Carvalho Barros parabeniza o Ministro da Justiça Flávio Dino, pela honrosa indicação ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal


 O escritório Carlos Sérgio de Carvalho Barros parabeniza o Ministro da Justiça Flávio Dino, pela honrosa indicação ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal, recebida do Presidente Lula. Uma vez aprovado pelo Senado da República, Dino continuará contribuindo decisivamente para a construção de um Brasil mais justo, através da consolidação dos valores da nossa Constituição Cidadã.


E a nós é particularmente gratificante ter recebido a confiança de Sua Excelência, para representá-lo judicialmente em importantes momentos de sua trajetória pública, como, por exemplo, nos pleitos eleitorais de 2018 e 2022. 


Ao professor Flávio Dino de Castro e Costa, nossos votos de sucesso e felicidades.


DNIT oficializa início de revitalização na BR-135/MA

 


O Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT) assinaram, nesta quarta-feira (18), a ordem de início dos serviços de restauração tipo "Whitetopping" na BR- 135/MA, entre os municípios de Miranda do Norte e Alto Alegre do Maranhão.  Serão restaurados 74 quilômetros de pista (do km 125,72 ao km 199,50), com um investimento de R$ 360 milhões. A previsão é que o serviço seja concluído até outubro de 2025. Na obra, será usado pavimento rígido, que consiste no uso de placas de concreto e garante maior durabilidade da via.Participaram da cerimônia de assinatura do documento os ministros dos Transportes, Renan Filho; da Justiça; Flávio Dino; do Esporte; André Fufuca; das Comunicações; Juscelino Filho; a ministra dos Povos Indígenas; Sonia Guajajara; o governador do Maranhão Carlos Brandão; o diretor geral do DNIT, Fabrício Galvão e parlamentares.


A BR 135/MA é uma rodovia de relevância socioeconômica para o país. A via longitudinal interliga o estado do Maranhão aos estados do Piauí, da Bahia e de Minas Gerais. Trata-se de um eixo rodoviário arterial entre o norte e o sul do país, facilitador preferencial dos intercâmbios de cargas entre o norte, nordeste e o centro-oeste.








Yuri Arruda diz que festas juninas devem atrair mais de 350 mil turistas ao Maranhão


 O secretário de Estado da Cultura (SECMA), Yuri Arruda, afirmou, na última sexta-feira (09), em entrevista à TV Assembleia (canal 9.2), que as festas juninas, em 2023, devem ter uma das maiores movimentações econômicas e de público dos últimos anos. De acordo com o secretário, os eventos devem atrair ao Maranhão mais de 350 mil turistas.


"Só nos meses de junho e julho, a gente vai receber mais de 350 mil visitantes pousando no aeroporto", afirmou Yuri Arruda no bate-papo com o jornalista Emanuel Jesus, que apresenta o programa Cultura em Pauta. (Assista a íntegra no link abaixo).


De acordo com o secretário, todos os preparativos para recepcionar os turistas e visitantes estão sendo organizados pela SECMA em parceria com as Secretarias de Turismo (SETUR) e da Comunicação (SECOM).


"Nós estamos fazendo diversas ações para recepcionar os turistas no aeroporto, em parceria com a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Comunicação, para que a gente possa fomentar a nossa cultura desde a chegada destes turistas", declarou.


Durante sua participação, o titular da SECMA também destacou a iniciativa do Governo do Maranhão, para realizar a apresentação do Maior São João do Mundo, o São João do Maranhão 2023, em um evento para operadores e agentes de viagem de São Paulo (SP), no mês passado, no Hotel Pestana, bairro Jardins.


Segundo Yuri Arruda, as informações sobre as festas de São João, em São Luís e municípios do interior maranhense, abordando temas como transporte, hospedagem, alimentação e atrações musicais, serviram para estimular a venda de passeios para os destinos maranhenses.


"Esse ano vamos fazer mais de 60 dias de festas nesse São João. Recentemente, estivemos em São Paulo fazendo um grande lançamento para diversas operadoras de turismos, agências de viagens e foi um evento muito importante, com a presença do governador. Na oportunidade, apresentamos o São João não só para o Brasil, mas a gente apresentou o nosso São João para o mundo, pois sabemos que São Paulo é uma cidade do mundo", disse.



Secretário Yuri Arruda sobre governador Carlos Brandão: 'É um grande incentivador da nossa cultura'


 Secretário Yuri Arruda sobre governador Carlos Brandão: 'É um grande incentivador da nossa cultura'*

 


O secretário Yuri Arruda, titular da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), afirmou em postagem nas redes sociais, que o governador Carlos Brandão (PSB) é um grande incentivador da cultura maranhense.


A declaração ocorreu no momento em que Yuri destacava a abertura do "Maior São João do Mundo", com o início do Arraial do Ipem que foi palco de uma grande celebração à cultura maranhense na noite deste domingo.


"O Maior São João do Mundo começou! Neste domingo, o Arraial do Ipem está sendo palco de uma grande celebração à cultura maranhense. O Governador @carlosbrandaoma é um grande incentivador da nossa cultura e fomenta, cada vez mais, o potencial de crescimento para o nosso Estado", frisou.


Programação oficial


Ao som do vibrante tambor de crioula Catarina Mina, o Arraial do Ipem, um dos mais tradicionais do circuito junino maranhense, abriu suas portas ao público, dando início à programação oficial do São João do Maranhão 2023, o Maior São João do Mundo.


“Começamos o nosso São João com a abertura do Arraial do Ipem. Aqui tem comida típica, têm apresentações culturais, artesanato e um pouco de tudo. Eu convido você a participar da maior festa cultural do nosso estado”, disse o governador do Maranhão, Carlos Brandão, que prestigiou o primeiro dia de programação no Arraial do Ipem ao lado da esposa, a primeira-dama Larissa Brandão e do filho Gabriel.


Com o pé direito


Localizado no bairro Calhau, em São Luís, o Arraial do Ipem contará com uma gratuita e diversificada programação junina, com atrações diárias, até 9 de julho. O espaço dispõe de área exclusiva para crianças (Área Kids), dois palcos (principal GeoSpace e Alternativo), Barracão do Forró e vários espaços instagramáveis.


“Inauguramos com o pé direito o grande e tradicional Arraial do Ipem. Muita alegria, muita festa, muita cultura e muita geração de emprego e renda”, enfatizou o secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda.


A noite de estreia teve ainda a animação do Grupo Piaçaba, Boi Encanto da Ilha, a cantora Thaís Moreno, Boi de Morros, cantor Erick Andrade, Boi de Axixá e Boi da Maioba. No Barracão do Forró, os grupos Forró Bom Demais e Forró da Ilha levantaram poeira e não deixaram ninguém ficar parado.


Votamos vendo o que é melhor para o Maranhão", diz Josimar sobre apoio à MP dos Ministérios


O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) explicou, nesta quinta-feira, 05, em entrevista à TV Mirante, o voto da bancada maranhense do PL a favor da aprovação da medida provisória (MP) da reestruturação ministerial na quarta-feira (31). Assista a íntegra no Globoplay.


 


"Nossa bancada maranhense não podia votar contra a criação de ministérios importantes, como o das Cidades, que visa trazer um programa habitacional bem robusto para garantir melhor qualidade de vida para o cidadão; votar contra a Funasa, um órgão que, quando eu fui prefeito, em 2005, eu já via a presença da Funasa dentro da nossa gestão levando saneamento, levando sistema de água para aquelas comunidades mais pobres, principalmente o programa kit sanitário", afirmou o parlamentar no bate-papo com o jornalista Clóvis Cabalau, no quadro Bastidores, veiculado pelo telejornal Bom Dia Mirante.


 


Na entrevista, Josimar lembrou ainda que, por meio de algumas destas medidas, conseguiu levar milhares de banheiros às famílias que naquele momento não tinham banheiros na sua residência. "Então, a realidade do nosso estado não dá pra comparar com São Paulo, Distrito Federal. São realidades diferentes".


 


O deputado federal concluiu afirmando que é fiel ao partido, mas é ainda mais fiel ao povo maranhense. Ele lembrou ainda que as divergências de realidade de um estado para o outro é muito grande.


 


"O partido, o PL, é um partido grande, o maior partido do Brasil, que mais cresceu, mas eu acho que tem que ser visto o nosso país, que é muito grande. As divergências de realidade de um estado para o outro é muito grande. E nós da bancada maranhense nós não divergimos com o partido, nós votamos vendo o que é melhor para o nosso estado do Maranhão", concluiu.


Maranhense de 9 anos, campeão nordestino de Kart, chega em 3º lugar em disputa com melhores do Brasil em SC


 O pequeno Igor Gabriel Maia de Souza, 9 anos, oriundo do estado Maranhão, que foi Campeão Nordestino de Kart 2023 na categoria Cadete, no Kartódromo Emerson Fittipaldi em Aracaju no estado de Sergipe, segue se destacando como piloto.


No circuito, Igor além de chegar em 1° lugar, sagrando-se campeão nordestino da categoria, fez a pole, o melhor tempo na primeira classificação, na segunda e na final.


Neste final de semana, o campeão nordestino disputou com os melhores do Brasil no circuito Sul Brasileiro em Penha (SC) e terminou a prova em 3º lugar, subindo ao pódio e consagrando-se um dos melhores pilotos do país.


O amor e a inspiração de Igor Maia pelo Kart veio do avô materno que é preparador e fundador da pista em São Luís. Em apenas um ano nas competições, Maia já conquistou o título de vice-campeão maranhense, foi o quinto melhor do Brasil na categoria mini 2t brasileiro na Paraíba e foi campeão nordestino em Aracaju.




Polícia Federal prende no Ceará homem suspeito de aplicar fraudes bancárias em municípios do Maranhão


  A Polícia Federal (PF) prendeu, na quarta-feira (24), um homem suspeito de realizar fraudes em saques de contas bancárias em vários municípios do Maranhão. O suspeito foi preso na casa da companheira dele, localizada em Cratéus, no Ceará. 
A operação "Fraude Itinerante" foi deflagrada pela Polícia Federal em caxias. Durante as buscas, foram localizados cartões falsos que eram usados para aplicar os golpes. Com o suspeito, os agentes também encontraram 'chupa-cabras', aparelhos instalados em caixas eletrônicos de vários bancos, inclusive de agências da Caixa Econômica Federal.

Segundo a PF, com os aparelhos, é possível clonar os cartões e filmar as senhas dos titulares, possibilitando que sejam feitos saques das contas e gerando prejuízos imediatos.
 Do G1

Em primeira mão: PM age e evita tragédia em incêndio no Hospital do Servidor

Incêndio começou no aparelho de ar condicionado, o que gerou pânico entre pacientes e servidores

 O policial militar Felipe Salles, do Batalhão de Choque da PMMA evitou uma tragédia no Hospital do Servidor, na manhã desta sexta-feira, 19.

Acompanhante de uma das pacientes do centro cirúrgico, ele conseguiu debelar um incêndio causado, provavelmente, por um curto circuito em um ar condicionado entre os leitos 72 e 73.

Alguns equipamentos de incêndio não estão instalados na unidade de Saúde

A unidade de Saúde não conta com Brigada anti-incêndio e faltam diversos equipamentos de combate a fogo, como extintores e mangueiras.

O princípio de incêndio gerou pânico entre servidores e pacientes; um dos servidores encontrou um extintor, mas não sabia o que fazer com o equipamento.

O PM Felipe Sales tomou-lhe a peça e debelou as chamas, evitando a tragédia.

– Até agora, ninguém.da diretoria do hospital desceu para saber o que houve. Nem a assistente social esteve aqui – contou um outro policial, em contato com o blog Marco Aurélio d’Eça.

O Corpo de abombeiros já foi acionado pelos PMs.

A informação até o momento desta postagem é que a tentativa do Hospital do Servidor era evitar que a história viesse a público.

Mas veio…


A nobre causa abraçada por Neto Evangelista

Neto Evangelista tem se envolvido cada vez mais com as causas sociais em seu mandato

 Paramentado de toga e com convicção no semblante, José Arimatéia Lima Neto Evangelista faz seu discurso aos membros do Tribunal do Júri.

Ele é o jovem advogado que funciona como assistente da acusação em mais um processo, desta vez do réu Natanael da Conceição Bezerra, acusado de matar a namorada Paula Regina dos Reis Silva.

Rotina como está tem sido cada vez mais comum na vida de Neto Evangelista.

Deputado estadual em seu quarto mandato, ele decidiu abraçar, dentre outras, a causa das mulheres agredidas e das famílias das vítimas de feminicídio, o que deu-lhe, nos últimos anos, um lugar de fala diferente da tribuna da Assembleia Legislativa.

– É uma realidade que causa muitos males tanto à mulher quanto a sua família, que vem alcançando índices altos e precisa ser enfrentada por toda a sociedade com ações concretas e políticas públicas – ressalta o parlamentar.

O Júri do assassino de Paula Bezerra, crime ocorrido em março de 2022, ocorre exatamente nesta sexta-feira, 19.

Além da ação direta contra o feminicídio, Evangelista tem o mandato voltado também para essa causa.

A polícia registrou nada menos que 69 feminicídios em 2022, o que dá mais quase seis por mês.

Como deputado, Neto é autor de várias leis que garantem igualdade e segurança para as mulheres. 

Entre as conquistas estão a Lei 11.354, que proíbe a nomeação de pessoas condenadas por crimes de violência doméstica e feminicídio em cargo público, e a Lei 11.189, que assegura à gestante inscrita em concurso público a remarcação do Teste de Aptidão Física (TAF), independente de previsão expressa no edital do concurso público, em data diversa da prevista.

Além disso, também são de autoria do parlamentar a Lei 9.507, que garante às grávidas vagas em estacionamentos de estabelecimentos públicos e privados no Maranhão, e a Lei 11.430/2021, que determina a realização de campanhas preventivas de combate à violência contra às mulheres em eventos sociais e esportivos no estado.


"Envolver os vereadores é envolver a população na busca por melhorias", diz Chaguinhas sobre Parlamento Metropolitano


O vice-presidente da Câmara de São Luís, vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) explicou, nesta quinta-feira, 11, em entrevista à TV Mirante, a iniciativa da criação do Parlamento Metropolitano – órgão composto pelos 13 presidentes ou seus representantes que envolve as Câmaras Municipais da Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL). Assista a íntegra no Globoplay.


Idealizador desta importante ação, Chaguinhas garantiu que a integração das Câmaras ajudará na elaboração de políticas públicas e na relação dos prefeitos.


"Envolver os vereadores de toda a região é envolver também a população na busca por melhorias", afirmou o parlamentar no bate-papo com o jornalista Clóvis Cabalau, no quadro Bastidores, veiculado pelo telejornal Bom Dia Mirante.


De acordo com o entrevistado, os treze municípios têm algo em comum que é o interesse de potencializar, inovar e integrar a região metropolitana através das políticas de saúde, educação, transporte e segurança.


O debate puxado por Chaguinhas levou à realização da primeira reunião ordinária do Colegiado Metropolitano no Palácio dos Leões, na última segunda-feira (08). O encontro que reuniu os prefeitos das 13 cidades incluídas no RMGSL debateu pautas temáticas de interesse comum para atender a população das áreas, que atualmente estão estimadas em mais de 1,6 milhão de pessoas.


Interface


Ao explicar a diferença entre o Parlamento Metropolitano – associação de presidentes ou representantes das Câmaras Municipais e o Colegiado Metropolitano – órgão composto pelos 13 prefeitos, Chaguinhas destacou que os colegiados são distintos, mas podem se comunicar diretamente para discutir demandas comuns.


"São colegiados distintos, mas que buscam discutir assuntos de interesse da região nas esferas do Legislativo e do Executivo. O Parlamento Metropolitano fará a interface do Colegiado Metropolitano ser eficaz", concluiu.

 

A região


Criada no início dos anos 2000 pela Assembleia Legislativa, a Região Metropolitana de São Luís nunca foi regulamentada e segue apenas como um conceito abstrato.


No primeiro momento, a Grande São Luís era formada, teoricamente, pela capital maranhense, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar; com o tempo, discutiu-se também a inclusão de Alcântara e os municípios da região do Munim: Axixá, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Rosário, Bacabeira e Santa Rita.


Na proposta de Parlamento Metropolitano defendida por Chaguinhas, todos esses municípios devem ter representantes. O vereador ludovicense segue fortalecendo o movimento e já motivou a discussão no âmbito do Executivo estadual para formação de um colegiado composto pelos prefeitos da região.


Encontro na Câmara de São Luís discute criação do "Parlamento Metropolitano"


 

SÃO LUÍS: Ampliar a integração entre a capital e os municípios da Região Metropolitana e criar um fórum que cuide das questões em comum dos municípios da região, inclusive, no tratamento com os governos federal e estadual. Esses foram alguns dos principais temas debatidos em um encontro que reuniu, na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), nesta quarta-feira (03), dirigentes de Casas Legislativas de quatro cidades da região.


Idealizador do encontro, o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), 1º vice-presidente do Legislativo ludovicense, destacou o ineditismo da iniciativa e afirmou que a ideia é manter um fórum de discussão permanente.


"Queremos, a partir desse encontro, começar uma série de discussões com as câmaras municipais sobre temas muito importantes para a nossa região. Assim poderemos articular soluções para a destinação dos resíduos sólidos, para melhorar a gestão da saúde pública, para a preservação dos mananciais e integração da segurança pública", adiantou.


"Juntos, temos mais força para construir coletivamente soluções para os desafios comuns das cidades, como a coleta de resíduos, a gestão da saúde pública, a preservação de mananciais e da qualidade do meio ambiente, a integração viária e a segurança pública", completou Chaguinhas.


Troca de experiências


Na opinião do vereador Dudu Diniz (Cidadania), presidente da Câmara de São José de Ribamar, o encontro foi de "grande valia", por permitir a troca de experiências entre os Legislativos.


"Não temos registro de um esforço desse tamanho, congregando tantas câmaras municipais, em prol da integração regional e solucionamento de problemas", frisou o chefe do Legislativo ribamarense.


O que é?


O Parlamento Metropolitano é um projeto que busca integrar os 13 municípios da RMGSL, através de reuniões mensais com vereadores dessas cidades para discutir problemas e soluções que não são abarcados pelas Câmaras ou pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).


"É uma iniciativa louvável, pois esse parlamento vai representar a população naqueles desafios que não são exclusivamente municipais nem exclusivamente estaduais. É nesse limbo que se encontra, que aparece como uma solução", resume Daniel Fernandes (PL), presidente da Câmara da Raposa.


Agenda positiva


O vereador Rachid Sauaia (PDT), presidente da Câmara de Rosário, acredita que o Parlamento Metropolitano poderá construir "agendas positivas" envolvendo todos ou alguns dos municípios da RMGSL, além de aprovar projetos de indicação, ou sugestões para prefeitos ou para o governador do Estado. "Eu acredito que é uma iniciativa que pode ser para que os vereadores possam apresentar os desafios e as soluções metropolitanas", defende.


Capitão Lucas Lindoso (União Brasil), presidente da Câmara de Bacabeira, elogia a proposta. "Será possível a integração dos municípios, que muitas vezes vivenciam as mesmas dificuldades e podem partilhar tanto as problemáticas, mas também traçar e construir soluções, respeitando as peculiaridades de cada município", disse.


Durante o encontro, o grupo elegeu o vereador Francisco Chaguinhas para coordenar os trabalhos de criação do Parlamento Metropolitano. Na oportunidade, o parlamentar afirmou que pretende convidar a Fecómercio-MA, SENAR, SEBRAE e OAB-MA, além de outros segmentos da iniciativa privada, do terceiro setor e entidades de classe para compor alguns conselhos do fórum dos parlamentares regionais. "A ideia é que o grupo possa contar com a experiência de importantes setores visando alcançar seu objetivo", completou. 


Próximo encontro


O próximo encontro do grupo será na Câmara Municipal de São José de Ribamar, no dia 17 de maio. Além dos já citados, a reunião contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Bacabeira, Lucas Seixas (PMN), e dos vereadores de São Luís, Álvaro Pires (PMN), Domingos Paz (Podemos) e Pavão Filho (PDT), um dos entusiastas do projeto. "Algo que tem tudo para efetivar verdadeiramente as ações conjuntas na Região Metropolitana", disse o pedetista.


Lei federal


O projeto do Parlamento Metropolitano está ancorado na lei n° 13.089, conhecida como Estatuto da Metrópole, que estabelece "diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas e em aglomerações urbanas instituídas pelos Estados, normas gerais sobre o plano de desenvolvimento urbano integrado".


Lançamento


Por enquanto, o projeto está na fase de realização de fóruns, sob a coordenação do 1º vice-presidente da Câmara de São Luís, Francisco Chaguinhas. A próxima etapa visa reunir os dirigentes dos Legislativos dos municípios de Alcântara, Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Santa Rita e Presidente Juscelino. O lançamento será no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio - MA), em data a ser definida em comum acordo pelo grupo.





Sala da justiça é inaugurada em Presidente Vargas

 


A inauguração da Sala da Justiça para Todos em Presidente Vargas é uma importante iniciativa da Prefeita Fabiana para garantir o acesso à justiça para todos os cidadãos do município. A Sala da Justiça é um espaço onde os cidadãos podem obter informações jurídicas, orientação para a resolução de conflitos e acesso aos serviços de assistência judiciária.


A Sala da Justiça para Todos é uma parceria entre a Prefeitura de Presidente Vargas e o Tribunal de Justiça do Maranhão, e tem como objetivo garantir o acesso à justiça para todos os cidadãos, especialmente aqueles que não têm condições financeiras para contratar um advogado.


A inauguração da Sala da Justiça é um marco importante para a cidade de Presidente Vargas, pois irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, garantindo o acesso à justiça e promovendo a cidadania e a igualdade social. A iniciativa da Prefeita Fabiana demonstra o compromisso da gestão com a garantia dos direitos dos cidadãos e o fortalecimento da democracia.


















Grande evento marcou a abertura da Jornada Pedagógica 2023 de Nina Rodrigues.


 A prefeitura de Nina Rodrigues por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na noite desta quarta-feira 08, a Abertura da Jornada Pedagógica de Nina Rodrigues / MA. Que esse ano tem como tema: Desafios para uma Aprendizagem significativa: desenvolvimento de estratégias de aprendizagem em sala de aula.

A solenidade contou com a presença de professores , Gestores, coordenadores de unidades de ensino da rede municipal e estadual. 

Na recepção, rosas foram entregues para as mulheres, em homenagem ao dia internacional da mulher e a Poetiza Evelyn Cavalcante que declamou um lindo poema sobre a história e a relevância da data comemorativa. 

A Secretaria Municipal de Educação Sâmara Corrêa, falou sobre a importância deste evento para o planejamento educacional do município: “ A Jornada Pedagógica é um momento de partilhar ideias, ensinar e aprender na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo.” 

A Secretária Sâmara Corrêa, também anunciou a ampliação da Escola U.I. Raimundo de Oliveira Corrêa, será adaptada para funcionar em tempo integral. 

A Escola U.I. Raimundo de Oliveira Corrêa recebeu o troféu de ESCOLA DESTAQUE DE 2022, e as Gestões das Escolas U.I. Francisco Rodrigues da Silva e E.M. Gonçalves Dias foram premiadas como Gestores Destaques. 

A cerimônia foi encerrada com a  brilhante palestra do Doutor, Escritor Hamilton Werneck.